A exposição "Corpus in Obra" estreia nesta quarta (09) em São Paulo, na iniciativa "Individual de Dois", reunindo obras de dois artistas plásticos: Alexandre Matos e Vítor Mizael (foto).
Ambos trabalham com a questão homoerótica em diferentes graus. O tema é a representação dos corpos, o que acaba atraindo o assunto das sexualidades – especialmente no trabalho de Mizael, que acredita trazer o homoerotismo de forma bastante explícita.
"Eu sou gay, e meu trabalho é ponto de encontro comigo mesmo. É um reflexo do meu íntimo, então essa questão está sempre na ordem do dia", comenta Vítor.
O trabalho de Alexandre lida mais com a questão andrógina, passando sutilmente pelo aspecto gay. No total, as obras dos dois somam telas, desenhos, e trabalhos apresentados em outros formatos – como chapas de raio-x, realizadas por Vítor e já apresentadas em exposições anteriores.
Vítor acredita que as artes plásticas brasileiras, no que se refere à temática homossexual, já viveu dias melhores, como na década de 80. Atualmente ele considera que muitas produções do gênero acabam caindo no clichê.
"O trabalho deve surgir do íntimo do artista, e ganhar maior dimensão. Muitos usam a obra apenas como bandeira e se esquecem da arte", diz Vítor.
A exposição terá ainda bate-papo com os dois artistas, no dia 19 de junho.
Serviço:
Corpus in Obras
Tu Mercado de Arte e Moda / Mezanino Cultural – Av. Pedroso de Moraes, 793 – Pinheiros
Abertura: 9 de junho / De 10 a 20 de junho
Segunda a sexta, das 10h às 18h30 / Sábado, das 10h às 15h / Domingo, das 11h às 15h
Entrada Franca