A Secretaria Especial de Direitos Humanos acaba de divulgar o resultado da 14ª dição do Prêmio Direitos Humanos 2008. Entre os vencedores, está a Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT), que foi premiada na categoria Dorothy Stang – Defensores dos Direitos Humanos.
Em nota oficial, o presidente da APOGLBT, Alexandre dos Santos, disse que todos estão "orgulhosos" e que esse reconhecimento ajuda "a desmistificar o trabalho da associação que não se restringe a Parada do Orgulho", e complementou dizendo que o trabalho da ONG é uma "atuação firme na luta contra a discriminação e à violência contra o LGBT".
Além da APOGLBT, outra associação que atua na questão de gênero foi contemplada. A Associação das Travestis de Mato Grosso do Sul (ATMS), foi premiada na categoria Igualdade de Gênero.
A Comissão de Julgamento foi composta pelo ministro dos Direitos Humanos Paulo Vannuchi, Egídio Machado Sales Filho, Nair Bicalho de Sousa, Paulo Abrão Pires Junior, Roberto Armando de Aguirar e Solon Eduardo Annes Viola. A cerimônia de entrega do prêmio será realizada no dia 15 de dezembro às 15h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília.