in

Ativista gay Claudio Nascimento é indicado a prêmio de Personalidade do Ano

O ativista gay carioca Claudio Nascimento é um dos finalistas do Prêmio Tudo de Bom do Jornal o Dia na categoria Personalidade/ Atitude Social. Nascimento concorre com mais nove personalidades. Fazem parte do júri: Preta Gil, Claudia Cecília, Tico Santa Cruz (vocalista do Detonautas) e Ivo Kassau.

Claudio Nascimento é o primeiro ativista gay a ser indicado para o prêmio e se declarou honrado com a nomeação. "O que era antes tema maldito, hoje vem sendo discutido por vários setores da sociedade e governos, com o Rio se destacando na área. Apesar disso, o preconceito e a discriminação permanecem contra nós, sem nenhuma lei nacional que criminalize essas práticas", declarou o militante.

O militante começou a sua atuação no movimento em 1989, em Nova Iguaçu. No ano de 2002 seria homenageado pela Câmara dos Vereadores com o Título de Cidadão Honorário da Cidade do Rio de Janeiro. Claudio Nascimento também configura entre os fundadores da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT).

Atualmente ele é Superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos/RJ, desde maio de 2007. Também coordena o processo de implantação do Programa Estadual Rio sem Homofobia e ações de combate à intolerância religiosa e à discriminação por estado de saúde.

Os indicados serão escolhidos pelo público através de votação direta no site do jornal O Dia, que ocorrerá até o dia 29/07. O resultado será divulgado em agosto.

Em sua 17ª edição, Anima Mundi exibe diversos filmes gays

Empresários discutem em SP formação de Câmara de Comércio LGBT