in

Atletas, se assumam!

E o mundo prepara-se para assistir a mais uma Olimpíada. Eu, particularmente, vou ficar ligado nas competições de natação e ginástica artística. Acho inspirador ver aqueles belos atletas em constante batalha contra suas próprias limitações, o desenho de seus corpos perfeitos, a garra e a vontade de vencer.

O que eu não consigo entender é por que não há atletas assumidos. É verdade que muitos deles são patrocinados por grandes empresas – e elas não costumam ser muito tolerantes quando o assunto é diversidade sexual. Mas o que não estimula um atleta a se assumir é a hipocrisia e o machismo que dominam certas categorias esportivas. O medo de terem a verba cortada e de verem sua imagem “arranhada”, impede que muitos gays e lésbicas saiam do armário e manifestem sua sexualidade de forma livre e plena.

O site Outsports.com aponta que em Pequim serão apenas 6 os atletas assumidos. E há quatro lésbicas entre eles: a ciclista alemã Judith Arndt, a jogadora de futebol americana Natasha Kai e o casal Gro Hammerseng e Katja Nyberg, do time de handebol da Noruega. Um número baixíssimo, se levarmos em consideração que este ano as Olimpíadas reunirão 10.708 atletas.

Em tempo de Jogos Olímpicos, vale a pena dar uma olhada nas galerias do Outsports. A mais recente é dos meninos da natação dos EUA. Todos deslumbrantes.

Para as meninas, o site AfterEllen.com preparou uma matéria com fotos lindas de atletas assumidas, ou que pelo menos já comentaram sobre sua sexualidade, e que competirão em Pequim. Clique aqui para ver (em inglês).

Miss Brasil Gay 2008: Shows, mudanças, brilho e vaias marcam concurso

A força do medo que tenho