O Grupo Arco-Íris de Conscientização Homossexual vai depositar girassóis aos pés do Cristo Redentor neste domingo, 7/10, às 10h. A idéia é chamar atenção para a paz, respeito, e principalmente, a homofobia – tema deste ano da parada.
As flores representam as vítimas GLBT (gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais) assassinadas em crimes de natureza homofóbica no país nos últimos dez anos. Durante o ato, que lança a campanha da Parada, será estendida uma faixa pedindo "piedade, senhor, pra essa gente careta e covarde".
Cláudio Nascimento convida a população a se unir e a refletir sobre o tema: "Chega de violência. Homofobia é um retrocesso. É alarmante saber que, em uma pesquisa feita no estado do Rio de Janeiro, 60% dos homossexuais entrevistados declararam que já foram vítimas de algum tipo de agressão motivada pela orientação sexual. A população GLBT não pode continuar sofrendo agressões físicas, verbais ou morrendo. Por isso, a principal bandeira da Parada deste ano é a aprovação do projeto de lei que torna crime qualquer violência de natureza homofóbica, em tramitação no Senado. A sociedade toda precisa se unir contra essa barbárie", declarou Cláudio Nascimento, Coordenador de Políticas Públicas e Direitos Humanos do Grupo Arco-Íris e Coordenador-Geral da Parada.
O ato contará com a presença de Carlos Minc , Secretário Estadual do Meio Ambiente, Cida Diogo, Deputada Federal (PT/RJ).