O ator Gabriel Kaufmann, que interpretou Francisco, neto da vilã Marta (Lília Cabral) na novela Páginas da Vida, na Globo, vive seu primeiro personagem homossexual no filme Do Começo ao Fim, de Aluisio Abranches, que estreia em 2009.
No longa, Gabriel dá vida a Thomás, uma criança que, sem ter consciência do que sente ou faz, interessa-se pelo irmão Francisco (Lucas Cotrim), de seis anos. Júlia Lemmertz e Fábio Assunção interpretam Julieta e Alexandre, os pais dos meninos.
A sinopse do filme aponta que o personagem de Gabriel viverá, quando adulto, uma relação incestuosa com o irmão.
"Um dia, sem mais nem menos, Thomás abre os olhos e olha direto para Francisco, seu irmão de seis anos. Durante a infância, os irmãos são muito próximos, talvez próximos demais. (…) Mais tarde, quando Francisco tem 27 anos e Thomás 21, Julieta morre repentinamente em um acidente de carro. Francisco e Thomas se tornam amantes e vivem uma extraordinária história de amor".
Denise Kaufmann, a mãe do jovem ator, disse ao site O Fuxico, que não teve problema algum em deixar seu filho interpretar um personagem denso e polêmico.
"Os irmãos se apaixonam, mas o filme não mostra nada de concreto entre os dois enquanto são crianças, nenhum contato físico. Todo o amor que ele sente pelo irmão mais velho é apenas insinuado. Eu não poderia proibi-lo de fazer esse filme, primeiro porque seria um preconceito bobo de minha parte e, segundo, pelo fato de o longa ser muito delicado e belíssimo", explicou.