Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Ator gato de “Prison Break” se assume gay e recusa convite para festival de cinema na Rússia

O ator Wentworth Miller, que ficou conhecido por estrelar a série "Prison Break", compensou o tempo que passsou dentro do armário e resolveu não só abrir as portas como protestar brilhatemente contras as políticias reacionárias da Rússia que seguem ferindo a comunidade gay.

Convidado para participar do Festival de Cinema Internacional de São Petersburgo, o ator norte-americano de 41 anos resolveu recusar o convite afirmando que "como homem gay" não poderia participar do evento, já que a Rússia reprime qualquer tipo de manifestação da homossexualidade no país.

"Obrigado por esse gentil convite. Como alguém que gostava de visitar a Rússia no passado e também pode reivindicar um grau de ascendência russa, eu ficaria feliz em dizer que sim. No entanto, como um homem gay, eu devo recusar", escreveu Miller em carta enviada a organização do Festival.

"Estou profundamente preocupado com a atual atitude de tratamento com homens e mulheres homossexuais pelo governo russo. A situação não está aceitável e eu não posso, em sã consciência, participar de uma ocasião comemorativa organizada por um país onde as pessoas, como eu, estão tendo sistematicamente negado o direito básico de viver e amar abertamente", completou o ator.

Wilson Cruz, porta voz do Festival, parabenizou a atitude de Miller e convocou empresas e celebridades a também se manifestarem contra as recentes leis aprovadas na Rússia.

"O bravo show de apoio demonstrado de Wentworth envia uma mensagem poderosa para os russos LGBTs, que estão enfrentando extrema violência e perseguição: vocês não estão sozinhos. Enquanto pessoas de todo o mundo continuam a se manifestar contra a horrível lei da Rússia, mais celebridades e empresas devem seguir sua liderança corajosa em condenar abertamente a lei anti-LGBT", declarou Cruz.

A saída do armário do ator  Wentworth Miller veio na hora certa. No entanto, boatos já davam conta sobre a sexualidade do astro, que chegou a ser apontado com namorado do também ator assumido Luke McFarlane, em 2007.
 

Sair da versão mobile