"Dumbledore é gay", foi assim que J.K. Rowling, autora de Harry Potter, respondeu a pergunta de um fã se o personagem havia encontrado o verdadeiro amor.
Howling está em turnê pelos Estados Unidos a fim de divulgar Harry Potter e as Relíquias da Morte – o último livro da série. A revelação foi feita durante um debate no Carnegie Hall, em Nova York, diante de uma enorme platéia.
Alvo Dumbledore é diretor da escola de Hogwarts. Segundo a autora o professor se apaixonou por seu rival Gellert Grindelwald, e ficou "terrivelmente decepcionado" com esta paixão.
"Apaixonar-se pode nos cegar", declarou Rowling. Segundo ela, o amor de Dumbledore por Grindelwald, que derrotou em uma batalha mortal do bem contra o mal, foi "sua grande tragédia".
A escritora contou ainda que fez a revelação ao diretor David Yates, responsável por filmar o sexto filme da série, "Harry Potter e o Enigma do Príncipe". O script do filme, fazia referência a uma garota que se interessava por Dumbledore. O longa deve estrear no próximo ano.
Para Rowling esta revelação sobre o personagem deve piorar a imagem de seu livro junto a grupos católicos, que já a acusam de promover a prática de bruxaria. A escritora disse que vê sua obra como "um argumento a favor da tolerância".