Lei da mordaça. É essa a política dos autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares quanto ao casal gay Eduardo (Rodrigo Andrade) e Hugo (Marcos Damigo), de "Insensato Coração". De acordo com a coluna Outro Canal, do jornal "Folha de São Paulo", a Globo já andou censurando algumas cenas do romance e por isso o silêncio por parte dos autores é a única maneira de tentar levar a história do casal pra frente.
Segundo a coluna, apesar da torcida do público, qualquer demonstração de carinho entre Eduardo e Hugo e o tão esperado beijo não vão rolar. No entanto, nos últimos capítulos, ficou claro que os dois já se relacionaram. Em cenas sutis, os personagens já se beijaram e até transaram.
Na cena que foi ao ar nesta segunda-feira (4), Eduardo sai do quarto de Hugo e é alertado pelo professor de que sua camisa está do avesso. Sem ter se dado conta, Eduardo brinca dizendo que ele também está do avesso. Depois, Eduardo deixa o apartamento do professor e segue para sua casa. Ao chegar, demonstra uma felicidade irradiante, de quem aproveitou, digamos, muito bem a noite.