in

Avanço para a Igualdade: Tailândia se Aproxima de Aprovar o Casamento entre Pessoas do Mesmo Sexo

BANGKOK, 2 de abril de 2024 – Ativistas LGBT tailandeses comemoraram uma vitória significativa nesta terça-feira após a aprovação em primeira leitura, pelo senado, de um projeto de lei que visa a igualdade no casamento. Esta etapa é crucial para que a Tailândia possa se tornar o terceiro território na Ásia a legalizar a união entre pessoas do mesmo sexo.

“É como se fôssemos abraçados e aceitos por todo o país,” celebrou Waaddao Chumaporn, 40 anos, ativista LGBT e porta-voz do comitê parlamentar responsável pelo projeto. Para ele, essa conquista é “o melhor presente de nossas vidas”.

O projeto de lei foi aprovado no Senado por uma votação expressiva de 147 a 4 e agora segue para segunda e terceira leituras, previstas para julho. Caso seja aprovado nestas etapas, o projeto será encaminhado ao palácio real para a sanção do rei, e se tornará lei dentro de 120 dias.

Outros membros do comitê comemoraram efusivamente após a votação. No mês passado, a câmara baixa já havia dado um passo histórico ao aprovar o projeto com 96% dos votos.

“Sinto que estamos cada vez mais próximos de alcançar nosso objetivo,” disse Siritata Ninlapruek, 45 anos, enquanto acenava uma bandeira arco-íris, exultante com a contagem dos votos.

Esta medida é vista como um sinal forte para a região do Sudeste Asiático, tradicionalmente conservadora, mostrando um avanço significativo na aceitação e na luta pela igualdade de direitos para a comunidade LGBT.

Papa Emérito Bento XVI Apoia Direitos de Casais LGBT em Novo Livro

Papa Francisco Revela Apoio de Bento XVI à Direitos de Casais LGBT