in

Barack Obama cita gays em seu discurso de vitória

O candidato democrata Barack Obama, 47, foi eleito ontem (04/11) presidente dos Estados Unidos. A vitória é histórica, pois se trata do primeiro negro a chegar ao comando da Casa Branca.

Em Chicago, seu berço político, Obama citou a comunidade gay e disse que sua vitória é uma resposta para aqueles que ainda duvidam do sonho americano e do poder da democracia.

"Se alguém ainda duvida que a América é um lugar onde tudo é possível, ainda pergunta se o sonho dos pioneiros ainda estão vivos em nossos tempos, ainda questiona o poder da nossa democracia, esta noite é sua resposta," disse Obama a mais de 200 mil apoiadores extasiados pela vitória.

" (…) É a resposta de jovens e idosos, ricos e pobres, democratas e republicanos, negros, brancos, hispânicos, asiáticos, índios, gays, heterossexuais, deficientes e não-deficientes. Americanos que enviaram uma mensagem ao mundo de que nós nunca fomos somente uma coleção de indivíduos ou uma coleção de Estados vermelhos e azuis. Nós somos, e sempre seremos, os Estados Unidos da América", afirmou o presidente.

Desde o inicio de sua campanha, Obama se mostrou favorável aos direitos gays. No bairro de West Hollywood, reduto da comunidade gay na Califórnia, centenas de pessoas festejavam a vitória de Obama, após as projeções que apontam mais de 330 dos 538 votos no Colégio Eleitoral – o mínimo para ser eleito é 270 -, num resultado que confirma a tendência apontada pelas pesquisas de intenção de voto divulgadas até a véspera da eleição.

Com maioria das urnas apuradas, casamento gay deverá ser proibido na Califórnia

16º Festival Mix Brasil