Barack Obama cita Revolta de Stonewall e defende gays durante discurso de posse nos EUA; veja!
A cerimônia de posse do segundo mandato do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi grandiosa.
Nesta segunda-feira (21), diante de mais de meio milhão de pessoas, Obama discursou nas escadarias do Capitólio, em Washington, defendendo imigrantes, mulheres e gays.
O presidente citou ainda a revolta de Stonewall, grande marco do movimento gay de Nova York, ocorrido em 1969. “Todos nós somos iguais. É a mesma estrela que nos guia ainda, assim como guiou nossos antepassados através de ‘Seneca Falls’, ‘Selma’ e ‘Stonewall’, declarou.
O presidente mostrou ainda o seu apoio ao casamento gay, defendendo os mesmos direitos à comunidade homossexual. “Nossa jornada não estará completa até que nossos irmãos gays sejam tratados de forma igual perante a lei, porque, se somos iguais, nosso amor entre nós é igual”, afirmou.
Em uma ocasião inédita, o poeta Richard Blanco, que é homossexual assumido, se tornou o primeiro latino a recitar um poema durante a posse. No texto, Blanco falou sobre liberdade de escolha e igualdade.
Richard Blanco
Por fim, a cantora Beyoncé encerrou a cerimônia interpretando brilhantemente o hino nacional dos Estados Unidos, "The Star-Sparngled Banner". Assista abaixo e confira logo em seguida o discurso de Barack Obama na íntegra.