O novo presidento dos Estados Unidos, Barack Obama, foi empossado ontem, terça- feira (20/01), e toda a ansiedade em torno do seu nome ganha contornos de realidade. É o que podemos observar ao acessar o site da ofical da Casa Branca, a sede do governo norte-americano, onde há planos e prioridade de políticas públicas do novo governo. Entre eles, está incluida as demandas da comunidade LGBT.
Antes das propostas há uma declaração de Obama datada do dia 1 de junho de 2007, onde discorre a respeito das questões que envolvem os homossexuais. No texto, o então candidato a presidência diz que "desde o levante de Stonewall há uma longa caminhada e muito trabalho a se fazer a respeito dos direitos LGBTs". Reconhece também que o assunto ainda divide as opiniões das pessoas, porém, ressalta que a sociedade americana deve ser baseada na "dignidade e no respeito".
Entre os objetivos e promessas à comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais está acabar com os crimes de ódio. "Os assassinatos contra os LGBTs dos Estados Unidos constituem a terceira cateogoria de maior incidência entre os crimes cometidos", afirma o texto. Outras medidas são "acabar com a discriminação nas empresas e estender os direitos dados aos casais héteros aos casais homossexuais; fazer com que o casamento entre as pessoas do mesmo sexo se torne um direito em todo o país; acabar com a política ‘dont ask, dont tell’ (não pergunte, não responda) – que não assume gays dentro das Forças Armadas USA – e estender o direito à adoção aos homossexuais".
Para conferir na íntegra todo o documento, acesse o site da Casa Branca aqui.