Possivelmente você conhece a cantora/atriz Barbra Streisand, que hoje completa 70 anos. No entanto, talvez não saiba que ela, principalmente nos anos 80, defendeu e muito a causa LGBT.
Logo no inicio de sua carreira como cantora, Barbra se apresentou para o público gay no bar The Lion, na Greenwich Village, em Manhattan. Essa seria então sua primeira ligação com a comunidade LGBT, de muitas que estavam por vir.
Suas músicas, claro, caíram no gosto popular e não havia uma só pista que não estivesse tocando os singles da cantora, que também fez sua carreira nos cinemas: na frente e por trás das câmeras.
Logo em sua estreia nas telonas, em "Funny Girl", Barbra garantiu o Oscar. O mesmo prêmio viria logo depois como coautora da canção Evergreen, do longa "Nasce Uma Estrela". Como diretora, produziu e atuou em "Yentl", de 1983. E, com seu talento para música, levou 8 Grammys e 4 Emmys.
Com todos esses prêmios, o reconhecimento não poderia ser diferente. Barbra Streisand se tornou uma pessoa influente não só no mundo das artes, como na política. Em 2010, chegou a criticar o governo Obama, dos EUA, por não banir a política "don't ask, don't tell" (não pergunte, não diga), sobre homossexuais no exército.
Com um filho assumidamente gay, Jason Gould, que hoje está com 45 anos, mas se assumiu aos 21, Barbra se mostrou ainda mais preocupada com a luta pelos direitos LGBTs e doou dinheiro para a campanha contra a Proposta 8, que vetou o casamento gay na Califórnia.
Sua "Fundação Streisand", dedicada a atividade anti-nucleares, preservação do meio ambiente e defesa dos direitos e liberdades civis também contribuiu para as causas dos direitos dos homossexuais. Por tudo isso e mais um pouco, Barbra Streisand merece nossos parabéns!
Confira abaixo algumas apresentações da cantora. Por último, pra dar uma animada, o clipe da música, que leva o nome de "Barbra Streisand", feita pela dupla de DJs Duck Sauce em homenagem a diva.