O vereador da pasta de Direitos Civis da prefeitura da cidade de Barcelona, Joaquim Mestre, anunciou para 2010 a criação de uma biblioteca especializada na cultura LGBT. "Essa é uma demanda antiga do movimento LGBT e do conselho municipal LGBT. Também é uma necessidade social", destacou o secretário.
O parlamentar acredita que com a criação da Biblioteca LGBT há probabilidade de se impulsionar o Plano Municipal LGBT para 2010- 2014. Barcelona é a primeira cidade européia a traçar plano de políticas públicas focada no segmento gay. Joaquim diz que se tudo der certo, as diretrizes começam a ser aplicadas a partir de 2010. A biblioteca faz parte do pacote.
O foco do plano municipal destaca também ações voltadas à educação, principalmente no que diz respeito a erradicar a prática do bulling nas escolas. O turismo gay também está em pauta. Segundo pesquisa barcelonesa, lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis representam 100 mil da população de Barcelona, isso sem contar os turistas LGBTs que visitam a cidade diariamente.
"Barcelona é a segunda cidade européia em turismo gay. Isso se dá porque aqui os LGBTs podem demonstrar sua orientação e afetividade em público", ressaltou Joaquim Mestre.