O ator Babu Santana, um dos participantes da atual edição do BBB, deu – ou pelo menos tentou dar – um basta ao machismo escancarado praticado por vários dos homens da casa.
Na madrugada da última quinta-feira (6) para esta sexta (7), Babu deu uma fala “lacradora” a respeito das “facilidades” que pessoas brancas têm em uma sociedade racista, usando o sistema de saúde pública fundado pela gestão Obama, o ObamaCare, nos EUA. Em seguida, o participante entrou no tema desigualdade de gênero.
“O feminismo não busca a supremacia da mulher. Sempre buscou a igualdade. O feminismo não é o contrário de machismo. É isso que eu aprendi.”
“Eu falava assim: não, feminista é tão pedante como machista. Não. Porque o machista está galgado no privilégio. E o feminismo está galgado na igualdade.”
O ator defendeu também que homens têm que “calar a boca” e escutar as mulheres para aprender sobre a condição delas no contexto do machismo.
“Cala a boca e escuta, brother. E mesmo que você esteja contrariado por dentro, peça desculpas e vá refletir, porque é muito difícil sair da posição de privilégio. Estar num lugar que tem a melhor carne, a melhor comida, os melhores temperos nos traz para uma posição de conforto em que a gente deixa de enxergar muita coisa”, disse.
Assista abaixo ao momento em que Babu fez o discurso.
Eu queria dar um abraço muito forte no Babu. O que ele falou nesse vídeo foi uma faculdade em 2 minutos.pic.twitter.com/dp9IzpHv7x
— Felipe Neto (@felipeneto) February 7, 2020