in

BBB10: Diretor confirma inscrição de Cadu em série gay

A notícia de que Cadu, do Big Brother Brasil 10, teria tentado participar da série gay "Farme 40 Graus", atualmente em produção, aumentou ainda mais as especulações sobre a sexualidade do personal trainer.

Procurado pelo site A Capa, o diretor da série, Caesar Moura, confirmou que recebeu fotos de Cadu através de um "produtor carioca", mas que ele não "chegou a fazer teste algum", como foi divulgado por alguns sites, e que foi "descartado" porque seu tipo físico "destoava da imagem do pai de família que procurávamos".

A polêmica foi suficiente para Caesar Moura publicar uma nota oficial no blog da série e também criticar a postura de "caça às bruxas", como ele mesmo diz, da qual Cadu tem sido vítima. "Querem saber se o Cadu é gay por uma questão meramente especulativa ou por que acham que isso denigre a imagem dele? Porque eu não acredito que ser gay seja algo feio e condenável, algo que tenha que vir à tona para julgamento em praça pública", diz Moura.

Nesta entrevista, o diretor adianta detalhes da produção, que em breve estreia sua "Temporada 0", com informações sobre elenco e trama. Leia a seguir:

Como estão as negociações com as emissoras? Alguma previsão de quando a série irá ao ar?
Iniciamos as negociações com duas emissoras de canal fechado e uma emissora de canal aberto. Por razões óbvias, decidimos dessa vez só divulgar os nomes das emissoras após o término das negociações, sendo a posição favorável ou não. Agora, como o projeto completará um ano no ar e existe uma vontade urgente tanto de nossa equipe quanto dos nossos fãs e seguidores, criamos a "Temporada 0", uma temporada que apresenta os personagens e o estilo narrativo do que é Farme 40 Graus. Muita gente se pergunta como será a série, justamente por ela ser pioneira, por não ter um referencial nacional. Muitos cometem o equívoco de dizer que a série é inspirada em "Queer as Folk". Adoramos "Queer as Folk" e respeitamos tanto o trabalho que eles fizeram, que fomos atrás de uma linguagem mais própria possível. Querer copiar, imitar seria uma tremenda idiotice. Para evitar isso e matar um pouco da curiosidade do público e de alguns produtores, pensamos nessa temporada, que já tem data e local de estreia, e em breve começaremos a divulgar alguns nomes que já toparam fazer participações especiais. Tem muita gente legal torcendo pelo projeto.

Você chegou a conhecer o Cadu pessoalmente? Como aconteceu de o material dele chegar até vocês?
Cadu chegou até a gente através de um produtor de elenco carioca. Recebemos uma série de fotos do book do Cadu e informações passadas pelo produtor. Ele chegou a ser pré-selecionado em reuniões internas de nossa equipe, até optarmos por atores com outro perfil. Esse foi o "contato" que tivemos.

Você tem acompanhado o BBB? Acha que o Cadu é forte candidato ao prêmio?
Muita gente acha que F40 é meu primeiro projeto profissional na vida, mas venho do teatro. Além de F40, preparo a estreia do meu novo espetáculo que foi selecionado para o Festival de Curitiba e as filmagens do piloto de uma outra série, então sobra pouco tempo. Mas assisti ao BBB sim. Impossível ficar de fora! Hoje acho a postura do Cadu na casa uma postura legal, tranquila, sem grandes antagonismos. Ele parece ser uma pessoa do bem, parece interagir com todo mundo de forma igual, sem distinção. Gosto disso. Mas no geral, pessoas que se dão bem com todo mundo durante todo o tempo não duram muito tempo na casa, né? Agora, o que me deixa chocado é esse clima de caça às bruxas que se instaurou em torno do Cadu, essa história que anda pipocando na mídia dele ser gay ou não. O que me pergunto é: Querem saber se o Cadu é gay por uma questão meramente especulativa ou por que acham que isso denigre a imagem dele? Porque eu não acredito que ser gay seja algo feio e condenável, algo que tenha que vir à tona para julgamento em praça pública. Eu acredito que a postura de um heterossexual que aponta para o gay na rua de forma pejorativa, agressiva, repressora é tão condenável quanto a postura de um homossexual não assumido e que faça a mesma coisa. Não acho que respondemos ou resolvemos questões como essas "desmascarando" quem é gay ou não e jogando essa pessoa "aos leões".

Como está formado o elenco da série até agora?
A primeira coisa que fizemos questão é de que fossem atores, preferencialmente com experiência em teatro. O ator de teatro tem uma postura diante do trabalho que faz toda diferença: ele não se preocupa se vão achar que é gay ou não na vida real por estar desenvolvendo um excelente trabalho interpretando um personagem homossexual. A outra coisa que pensamos foi em escalar pessoas que fossem "comuns", do tipo que se encontra na rua, na faculdade. Não queríamos cair no estereótipo do "ideal gay" do homem sarado e nórdico. O que mais tem são filmes eróticos que oferecem isso em grande quantidade e mostrando o que todo mundo quer ver. É claro que quando se fala em Farme vem todo um imaginário na cabeça da gente, principalmente de sensualidade, e isso terá na série, mas não queríamos que fosse o foco. Queremos discutir questões, falar de tolerância, de diferença de classes sociais, do hedonismo, da busca pelo amor, de fidelidade, de padrões de estética, de preconceito dentro do próprio meio, falar de solidão, do medo de envelhecer, de família… Esses assuntos ficam mais ricos quando vindos de personagens (atores) que podemos encontrar logo ali na casa ao lado. Com a ideia da "Temporada 0", esse mês abriremos novos testes, para dois novos atores.

Aguinaldo Silva critica Katylene e Luiz Mott em seu blog

Nova temporada de “Desperate Housewives” terá beijo lésbico