in

BBC exibe documentário sobre garoto sem pênis que se tornou menina

Criado como menina após perder o pênis em um acidente durante um procedimento de circuncisão nos anos 1960, o garoto Bruce será tema do documentário "Dr Money and the boy with no penis" (Dr Money e o garoto sem pênis, na tradução literal), transmitido esta semana pela emissora britânica BBC.

Após apresentar problemas ao urinar, Bruce foi submetido a uma cirurgia de circuncisão, em que houve um infeliz acidente. Os médicos usaram uma agulha cauterizadora em vez de um bisturi. O equipamento elétrico apresentou problemas, e a elevação súbita da corrente elétrica queimou completamente o pênis de Bruce.

A operação então foi cancelada, e os pais do garoto, Janet e Ron, levaram o garoto de volta para casa. Foi então que conheceram John Money, um psicólogo especializado em mudança de sexo. "Estávamos assistindo à TV", lembra Janet. "O doutor Money estava lá, muito carismático, e parecia muito inteligente e muito confiante no que estava falando."

Os pais de Bruce entraram em contato com o doutor que aconselhou a mudança de sexo. Segundo Money, o garoto tinha uma chance melhor de levar uma vida feliz como mulher do que como um homem sem pênis. Com 17 meses de idade, Bruce se transformou em Brenda.

Quatro meses depois, no dia 3 de julho de 1967, o primeiro passo cirúrgico para a mudança foi tomado, com a castração. Money enfatizou que, se quisessem garantir que a mudança de sexo funcionasse, os pais nunca deveriam contar a Brenda ou ao seu irmão gêmeo que ela havia nascido como menino.

Na época em que Brenda chegou à puberdade, aos 13 anos, ela sentia impulsos suicidas. Ao observar a tristeza da filha, os pais de Brenda pararam com as consultas com John Money. Logo depois, eles fizeram algo que Money tinha pedido para que não fizessem: contaram a ela que Brenda tinha nascido como um menino.

Após a revelação, Brenda resolveu se transformar em David. Passou por uma cirurgia de reconstrução do pênis e até se casou. Ele não podia ter filhos, mas adorou ser o padrasto dos três filhos de sua esposa.

Quando passou dos 30 anos, David entrou em depressão. Perdeu o emprego e se separou da esposa. Em 2004, no dia 4 de maio, quando já estava com 38 anos, David cometeu suicídio.

Funcionários da Pixar aderem à campanha contra bullying homofóbico; assista

Freddie Mercury: Há 19 anos, morria um dos maiores astros pop da história