in

Beijo gay vetado

Era muito bom para ser verdade. Depois de anunciado pelo próprio Aguinaldo Silva que Bernardinho (Thiago Mendonça) e Carlão (Gui Palhares) poderiam protagonizar o primeiro beijo gay da televisão brasileira em “Duas Caras”, a Globo resolveu vetar a cena, alegando que ela fere seus princípios internos de qualidade.

A informação foi dada pelo colunista Daniel Castro, do jornal Folha de São Paulo, neste domingo (11). Segundo o colunista, “no máximo, os executivos da emissora aceitarão uma insinuação de beijo, como em ‘América’ (2005)”. Castro informa que o documento que estabelece diretrizes para o controle de qualidade da emissora, o chamado “Princípios de Qualidade da TV Globo”, não contempla “carícias e beijos entre homossexuais”.

“A Globo avalia que o telespectador do interior do país ainda não está preparado para aceitar um beijo entre dois homens. Apenas uma parcela pequena da população aplaudiria a iniciativa. A emissora teme prejuízos institucionais e comerciais, além de eventual fuga de telespectadores”, diz o colunista.

Na semana passada, Aguinaldo Silva havia anunciado que escreveu uma cena onde Carlão e Bernardinho se beijariam em uma cerimônia de união civil. “Até quinta-feira, [Aguinaldo Silva] estava determinado a escrever uma cena de beijo explícito, o que foi entendido por setores da Globo como ‘provocação'”, conclui Daniel Castro.

Rosa ou Azul?

Harvey Milk