A trajetória como cantora desta mineira da cidade de Extrema começou quando ela vendeu uma bicicleta para pagar os gastos da gravação do seu primeiro CD demo com voz e violão. De lá para cá, Bella Guima ganhou reconhecimento, apresentou ao eixo Rio, São Paulo e Minas suas canções, lançou quatro álbuns em nove anos de carreira e já se prepara para lançar um novo projeto musical no segundo semestre deste ano.
Em nova fase profissional, a cantora trocou de empresário, ampliou a equipe e agora prepara-se para lançar sua carreira a nível nacional. Em entrevista exclusiva ao Dykerama.com, ela conta detalhes a respeito do que está por vir, influências que marcaram sua trajetória, a importância de Cássia Eller e Cazuza em sua vida e sua relação com as mulheres. Confira abaixo!
Dykerama – Como, quando e onde começou sua carreira?
Bella – Comecei vendendo uma bicicleta de montain bike, no começo do ano 2000 para gravar um cd rudimentar pra ouvir minha voz….rs, numa cidade no sul de Minas Gerais. (Sou paulistana refugiada…rsrsrsrs)
Dykerama – Você é quem compõe as canções que você canta?
Bella – Comecei a compor em 2004! Hj, mesclo minhas composições com músicas que gosto de cantar de outros autores.
Dykerama – Quantos àlbuns você já lançou?
Bella – Dois demos 2000 e 2002, 2004(3 releituras e 1 som proprio) e 2005(cd autoral) Respondendo sua pergunta: Foram 4 cds gravados até agora + 1single
Dykerama – Como você definiria a sua música?
Bella – Defino como o que estava passando na minha cabeça naquele momento! Não me sinto “engessada” e costumo botar pra fora, o que me vem a mente…rs….SEJA O QUE FOR….Então, pra ser sincera……da MPB ao ROCK….há várias definições pra classificar um ser MUTANTE como eu.r.s.r.s.rs.r.s A vida é feita de momentos e a inspirações (pra mim) são assim também.
Dykerama – Quais são suas influências?
Bella – Cresci ouvindo Rita Lee, Rolling Stones, Tina Turner e posteriormente Cazuza, Cássia e System of a down
Dykerama – Você já fez show em homenagem à Cassia Eller e Cazuza, qual sua identificação com eles?
Bella – Eles são verdadeiros ícones de irreverência e mutação. Transitaram com tranquilidade por vários estilos musicais e conseguiram expressar suas idéias e sentimentos.
Dykerama – Quais foram os momentos mais marcantes da sua carreira?
Bella – Quando ganhei o Troféu Imprensa (promovido pelo Jornal do Estado de Minas Gerais) como revelação no sul de Minas em 2002 (com dois aos de carreira portanto), quando ouvi minha voz numa rádio (Nova FM-Pouso alegre-MG) pela primeira vez em 2003 e o show no vale do Anhangabaú (em casa) em junho de 2007 com o boulevard lotaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaado.
Dykerama – No ano passado você se apresentou na Feira da Parada GLBT. Como foi essa experiência?
Bella – Foi emocionante ver aquele mundão de gente cantando comigo! Além das musicas em homenagem a Cazuza e Cássia, eles já conheciam algumas das minhas que estavam tocando na Radio MixBrasil (Qual é a dessa mina) e como o fã-clube que se formou no kazebre rock bar (sampa) estava presente, tive uma boa galera cantando comigo mais músicas minhas…e quem não tinha ouvido ainda, aprendeu na hora….FOI SHOW DEMAIS.
Dykerama – As canções “Ajoelha e reza” e “Qual é a dessa mina” fazem referência às mulheres. Qual sua relação com elas?
Bella – O universo feminino é uma grande inspiração. As mulheres são surpreendentes..rs.r.s…
Dykerama – – Qual é a fase atual de sua carreira e planos para o futuro?
Bella – Estou no “nono” ano da minha trajetória profissional e me sinto maturar. Os planos atualmente, focam a infiltração em nível nacional dos trabalhos desenvolvidos até agora e o embrionário projeto para o segundo cd autoral pra ainda esse ano.
Dykerama – Quer dar mais um recado às leitoras?
Bella – Acabo de voltar de férias profissionais merecidas (9 anos sem as tais..rs.r.sr.s) Ontem a banda voltou a ensaiar e as agendas estão em negociação com meu empresário, Marcos Baptista, que passou a integrar minha equipe pouco antes do Natal de 2007, com vistas a iniciar o agendamento dos shows após o carnaval 2008.
Sendo assim, em breve as agendas começarão a pipocar e as datas estarão disponíveis no site oficial: www.bellaguima.com.br . Quanto ao recado é assim: “SEJA O QUE VOCÊ SIMPLESMENTE SENTIR QUE EMANA EM SEU SER NATURALMENTE”. Na minha visão, não há rótulos definidos….nem parâmetros pra existir….SEJA O QUE VC É…e pronto…ponto final. Sem manual de instruções.r.s.rs.rs.rs…fluir é a sacada.