in

Bem dotado

Um comercial que utiliza a imagem de um Hitler malhado e bem dotado foi retirado do ar na Bélgica. A campanha, exibida pelo canal VTR, tinha como objetivo promover um programa de viagens.

Segundo o jornal espanhol “Publico”, os idealizadores do programa queriam passar a mensagem de que os turistas precisavam perder os “clichês sobre a Europa”. No anúncio, era possível ler a seguinte mensagem: “esta é a primeira imagem que você vai ver quando digitar a palavra ‘alemão’ no Google”. Devido a reclamações de telespectadores, a campanha teve que ser retirada do ar.

Na verdade, a ilustração foi criada pelo artista espanhol Ismael Álvarez em 2007, como forma de criticar os neonazistas que o ameaçavam por e-mails anônimos. Em seu site, Álvarez, conhecido por seu trabalho com arte homoerótica, diz que não autorizou o uso da ilustração e que ficou surpreso com o conteúdo do anúncio.

“Fiz [a ilustração] porque para mim essa horda de fascistas covardes não me dá medo”, escreve Álvarez, que explica que o desenho tem duas versões: essa utilizada pelos produtores do programa e outra bem mais explícita, que mostra um Hitler bem dotado (veja no álbum). “A intenção, logicamente, era ridicularizar Hitler e colocá-lo como a bicha mais bicha de todas”, diz o artista.

Provocador, Ismael Álvarez tem vários trabalhos com arte homoerótica, sendo que uma de suas principais inspirações é o finlandês Tom of Finland. Um projeto recente de Ismael é a novela gráfica “The Joy of Toys”, de temática lésbica, dirigida ao mercado norte-americano.

Para conhecer mais sobre o trabalho do artista acesse http://www.ismaelalvarez.com/.

Daquele jeito!

Estado mexicano discute lei que permite transexuais mudarem o sexo em documentos