Aconteceu ontem a noite, no Staples Center, em Los Angeles, a cerimônia de entrega do Grammy. A cantora Beyoncé levou seis estatuetas, tornando-se assim a artista mais premiada durante uma edição da premiação.
Beyoncé concorria a dez indicações. Entre os prêmios, “Single Ladies” faturou como canção do ano e “Halo” como melhor vocalista.
A popstar Lady Gaga, que fez uma apresentação ao lado de Elton John, levou dois prêmios, como melhor gravação de dance por "Poker Face" e álbum de dance por "The Fame".
Durante a cerimônia houve ainda uma homenagem ao cantor Michael Jackson com a apresentação do vídeo em 3-D da música “Earth Song”. Os filhos do cantor, Prince e Paris, receberam um prêmio pela trajetória de sucesso do pai.
Polêmica
Grupos em defesa dos direitos homossexuais ficaram indignados com a indição do cantor de reggae Buju Banton ao Grammy, por seu recente álbum "Rasta Got Soul". Segundo os ativistas, durante toda sua carreira o jamaicano "promoveu a morte de gays"
Sua música mais polêmica, "Boom, Bye Bye", de 1998, descreve o assassinato de homens gays com tiros. A época, o cantor afirmou que não "enxergava um fim à guerra" entre ele e os homossexuais. De acordo com a GLAAD – Aliança Gay e Lésbica contra a Difamação – e o Centro para Gays e Lésbicas de Los Angeles, a música "promove ou comemora a violência contra qualquer grupo de pessoas".
Atualmente, Buju Banton cumpre pena por posse de cocaína em uma prisão na Flórida e não compareceu na cerimônia de premiação do Grammy.