Visando sobrepujar barreiras ainda instransponíveis à comunidade LGBT no esporte, 2017 sagrou-se como o ano onde surgiram diversos times formados por homossexuais e a primeira edição da 'Champions Ligay', campeonato com equipes formadas por jogadores gays, inspirado no famoso campeonato europeu 'Liga dos Campeões'.
Para esta primeira edição da disputa futebolística, onde o grande vencedor foi mesmo a inclusão e o respeito à diferença, o clube Bharbixas, de Minas Gerais, faturou o primeiro lugar após disputa nos pênaltis contra os BeesCats.
Ao todo, participaram clubes de seis estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Santa Catarina. Neste primeiro ano de evento, o campeonato aconteceu na Barra da Tijuca, Zona Oeste da capital fluminense.
Para o capitão do time campeão, Gustavo Mendes, a vitória tem um sabor especial e pode ajudar outros homossexuais a se aceitarem. "Joguei bola a vida toda, mas nenhum campeonato foi como esse. Tem um peso diferente. É porque isso muda muitas vidas, dá força para as pessoas serem quem elas querem e quem elas são", afirmou o jogador, em entrevista ao Globo Esporte. "Infelizmente vivemos em um país que ainda tem muito preconceito enraizado", finalizou Gustavo.
A próxima Champions Ligay está prevista para acontecer em abril de 2018 e deverá aumentar o número de times participantes.