As Edições GLS, selo do Grupo Editorial Summus, lançam durante a 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece de 14 a 24 de agosto, no Centro de Exposições do Anhembi, dois livros de interesse do público LGBT.
O primeiro é “Faz duas semanas que meu amor” (88 pp., R$ 25,90), de Ana Paula El-Jaick, que reúne contos sobre infidelidades, delicadezas e sutilezas do cotidiano de mulheres que amam mulheres.
No prefácio, Paulo Britto, tradutor literário, escritor e professor do Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), comenta que a obra apresenta dos extremos na galeria de tipos lésbicos (a femme e a butch), bem como versões exclusivamente femininas das diferentes variedades de relação amorosa: o caso efêmero, a paixão obsessiva, o triângulo amoroso, o casamento estável com complementaridade de papéis e até mesmo a variante menos examinada de todas – a opção pela auto-erotismo.
Nada escapa ao olhar atento da autora, segundo Britto. Desde o desabrochar da consciência de orientação sexual numa menina (“A Mulher Maravilha”) até o inconsolável sentimento de perda de uma mulher já idosa que sobreviveu à companheira de longa data (“Mais importante que”).
Outro lançamento das Edições GLS nesta Bienal é “Olhares de Cláudia Wonder” (184 pp., R$ 37,00), livro que reúne textos, crônicas e histórias da diva transexual publicados na mídia brasileira.
Entre histórias engraçadas e trágicas, perfis e entrevistas, Cláudia Wonder aborda temas espinhosos – como a humilhação a que estão permanentemente expostas as minorias sexuais -, mas também mostra caminhos possíveis, sempre permeados pela dignidade.
Para saber mais sobre a 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo acesse www.bienaldolivrosp.com.br.