Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

“Biscoito gay” causa polêmica no Facebook

Que amanhã, dia 28, comemora-se o Dia do Orgulho Gay, em homenagem à rebelião de Stonewall, em Nova York, todos sabem. Que, por isso, junho é também o Mês do Orgulho Gay, todos sabem… Mas o que muitos não sabem é que há empresas que, nesse período, homenageiam seus clientes LGBTs de diferentes formas.

A Oreo, marca de biscoitos que está completando 100 anos, se encaixa nesse grupo – e, na segunda-feira, dia 25, postou em sua página no Facebook uma imagem photoshopada do biscoito com recheio nas cores do arco-íris. A legenda da foto dizia ainda "Orgulhosamente, apoie o amor". Foi o bastante para causar polêmica na rede social.

Até o momento em que esta nota estava sendo escrita, cerca de 231 mil pessoas curtiram a imagem, houve mais de 71 mil compartilhamentos e a incrível marca de mais de 39 mil comentários! A página da companhia possui mais de 26 milhões de seguidores.

Embora a maior parte dos comentários tenha sido positiva, outros – é claro – criticaram. Houve cristãos evangélicos fundamentalistas que – é claro – fizeram questão de citar passagens bíblicas e de condenar a iniciativa. Alguns comentários foram patentemente homofóbicos, como um que acusou os gays de tentarem "espalhar sua doença na mente das crianças". Consumidores conservadores inconformados, por sua vez, dizem que vão boicotar a marca e sua proprietária, a Kraft Foods, dona da empresa que produz os biscoitos, a Nabisco.

"Como empresa, a Kraft Foods tem uma história de orgulho em celebrar a diversidade e a inclusão. Nós acreditamos que o anúncio do Oreo é um divertido reflexo dos nossos valores", disse Basil Maglaris, diretor-assistente de Assuntos Corporativos da Kraft. Se o boicote dos homofóbicos vai pegar, não sabemos… Mas temos certeza de uma coisa: além de estarem com muita raiva, terão deixado suas vidas menos doces…
 

Sair da versão mobile