Será lançado na segunda quinzena de maio o boletim eletrônico para ocorrências de homofobia em São Paulo. A iniciativa é da Polícia Civil e da Secretaria Estadual da Justiça.
Crimes de calúnia, injúria e difamação serão registrados online, sem que a vítima precise ir até uma delegacia. O boletim eletrônico só não vale para casos que envolvam lesão corporal.
"Vai facilitar para uma população que sempre teve problemas em ir a uma delegacia", diz Heloisa Gama Alves, coordenadora de políticas para a diversidade sexual da Secretaria da Justiça.
As denúncias registradas pela internet serão encaminhadas à Secretaria para que futuramente se criem processos administrativos baseados na lei estadual que criminaliza a homofobia.
Outra ação da Secretaria será uma caminhada contra a homofobia no Dia das Mães, 13 de maio. O movimento Mães pela Igualdade, cujos filhos sofreram discriminação, deve liderar a passeata, que sairá da avenida Paulista até o Largo do Arouche.
Além disso, três ônibus serão disponibilizados para levar manifestantes para a Marcha Contra a Homofobia em Brasília, no dia 16 de maio.