Durante o 24º Congresso Mundial da Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexuais (ILGA), realizado em Viena durante os dias 3 a 6 de novembro, foi decidido que o próximo encontro será realizado no Brasil. O País disputou a vaga com Canadá para sediar a futura conferência da entidade.
Além do encontro mundial, a ser realizado em 2010, o Brasil sediará também a 5ª Conferência Regional (América Latina e Caribe) da ILGA. O encontro irá ocorrer em Curitiba entre os dias 24 a 26 de setembro de 2009.
Brasil em destaque
No 24º Congresso Mundial da ILGA, o Brasil, representado por Toni Reis – presidente da ABGLT -, Beto de Jesus – representante do Brasil na ILGA -, e por Luanna Marley da LAMCE (Liberdade de Amor entre Mulheres do Ceará), ganhou destaque por algumas iniciativas em 2008. Entre elas, a I Conferência Nacional LGBT, o crescente número de Paradas no país e pelo número de candidatos LGBTs que concorreram às eleições deste ano.
Foi também ressaltada a importante vitória da ABGLT ao conseguir participar da Conferência Mundial de Revisão da Declaração e Programa de Ação de Durban. Sendo a única ong do segmento a participar da Conferência, a ABGLT chegou a ser contestada por delegações fundamentalistas.