in

Brasileiro gay pode ser deportado dos EUA

O brasileiro Genésio Oliveira, 31, pode ser deportado dos Estados Unidos, onde mora com o companheiro, o norte-americano Tim Coco, 49.

Oliveira e Coco vivem na cidade de Haverhill, no estado de Massachusetts, e são casados legalmente desde 2005.

Em junho, com ajuda do senador John Kerry, o casal foi autorizado a morar junto. Por três vezes, Oliveira teve seu pedido de asilo negado pelas autoridades norte-americanas, que não encontraram provas em sua alegação de que ele era perseguido no Brasil devido a sua orientação sexual.

Agora, o advogado-geral Eric Holder confirmou que o asilo não será concedido, e Oliveira terá que deixar o país em até seis meses. “Acredito que Holder nunca poderia ter nos ajudado. Ele tem toda a autoridade para nos ajudar, mas ele não quer isso”, comentou Oliveira.

Tim Coco disse que analisa a possibilidade de o casal entrar novamente com o pedido de asilo e processar o governo federal com base no argumento de que eles são legalmente casados. “Mas essas possibilidades envolvem riscos”, admitiu Coco. “Junior [apelido de Genésio Oliveira] poderia ser obrigado a voltar [para o Brasil].”

Mexicana de 50 anos gera bebê para filho homossexual

Mateus Solano irá interpretar gay enrustido nos cinemas