in

Brasileiro gay tem união reconhecida na Irlanda

O primeiro casal gay a ter seus direitos reconhecidos na Irlanda é formado por um brasileiro. Adriano Vilar e o irlandês Glenn Cunningham foram até o Serviço de Imigração e Naturalização da Irlanda para tentar trocar o visto de estudante de Adriano por um de residente e lá ficaram sabendo que os dois poderiam oficializar suas uniões.

"Quando chegamos, os funcionários não sabiam o que fazer. Chamaram outro funcionário, que disse: ‘Parabéns, vocês são o primeiro casal do mesmo sexo a nos procurar!’ Foi uma surpresa", contou o brasileiro ao portal G1, por telefone, de Dublin.

Até então, o casal tinha somente a união reconhecida na vizinha Irlanda do Norte, quando oficializaram a união em 13 de agosto de 2010. Agora, com o reconhecimento na Irlanda, Adriano e Glenn passam a ter os mesmos direitos que os casais heterossexuais no país em relação a propriedade imobiliária, bem-estar social, direitos de sucessão, previdência e impostos.

Na Irlanda, Adriano trabalha na mesma empresa que o companheiro. Os dois se conheceram quando Adriano chegou à Irlanda para estudar inglês.

Personagem de Deborah Secco irá namorar cantor sertanejo gay em “Insensato Coração”

DJ Pomba lança a festa “Karaokê GLS”