in

Brasília: pesquisa revela que 67% dos homossexuais não acreditam em Deus

A popularidade de Deus está em baixa. Ao menos foi isso que apontou uma pesquisa organizada pelo Núcleo de Pesquisas do Estruturação, grupo pró-gays de Brasília, em que foi perguntado a gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transgêneros sua visão em relação à religião e Deus.

A pesquisa foi realizada entre os dias 22 de junho e 19 de setembro de 2007 em locais freqüentados pelo público gay na Capital Federal e foram entrevistadas 356 pessoas.

O resultado apontou que 44,9% se consideram ateus, 17,1%, agnósticos, e 5,3% disseram não seguir nenhum tipo de religião, totalizando 67,3%. Dos 22,7% que disseram acreditar em Deus, são católicos 14,6%; evangélicos, 0,8%; e outros segmentos do cristianismo representam 7,3%.

De acordo com o coordenador da pesquisa, José Jance Marques, os resultados mostraram ainda que existe uma relação direta entre as respostas dos entrevistados e sua renda per capita, nível de estudos e moradia. “Quanto maior a renda, nível de estudo e proximidade com a Capital, maior o número de ateus, agnósticos e sem-religião”, afirma.

“85% dos LGBTs que moram no Plano Piloto e ganham acima de cinco salários mínimos não pertencem a nenhuma religião ou não acreditam em nenhum tipo de divindade”, exemplifica José Jance.

Ele conta ainda que esta pesquisa é o primeiro passo de um projeto ainda maior promovido pelo Estruturação. “Começamos a realizar a mesma pesquisa em nível nacional, através de uma enquete na web, com o apoio de portais como ParouTudo, MixBrasil e E-jovem. Queremos conhecer a opinião dos LGBT’s de todo o Brasil sobre o assunto”, explica.

Para participar da pesquisa, clique o link http://www.sphinxonline.net/public/religiao-lgbtt/questionario.htm.

Gay no BBB: Isso muda alguma coisa?

Eu as declaro.