O British Museum, maior museu do Reino Unido e um dos mais importantes do mundo, acaba de lançar o livro “A little gay history: desire and diversity across the world” (“Uma pequena história gay: desejo e diversidade pelo mundo”).
A obra ficou pronta após sete anos de pesquisa e traça a história gay através de documentos e obras de arte de até 4 mil anos atrás.
“Não se trata da história de uma minoria, mas sim de parte da história da humanidade. O desejo por pessoas do mesmo sexo sempre existiu em todas as culturas”, declarou Richard Parkinson, curador do museu, em entrevista ao jornal “O Globo”.
O livro reúne a história do Imperador Adriano e seu amante Antínoo, a obra romana “Taça de Warren (10 d.C.), decorada com cenas de sexo entre homens e um registro de xilogravuras eróticas japoneses.
“Esta é uma história que pertence a todos, que fez parte de todos os períodos em todas as culturas”, declarou o curador.
Richard também explicou sobre o título da obra. “Estamos falando do rótulo. E acho que ‘desejo por pessoas do mesmo sexo’ é mais adequado para falar deste passado mais distante”.
O livro está à venda na Amazon e no site do British Museum.