Entre os dias 12 de abril e 3 de maio, a CADOPO – Casa do Politécnico, em São Paulo, será palco para a encenação de dois monólogos do ator Rodolfo Lima, que desde 1998 pesquisa a obra do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu.
O ator conta com colaboradores, porém o trabalho é calcado em sua pesquisa individual e nas possíveis formas de conceber uma adaptação literária para os palcos, levando em conta a oralidade e a capacidade imagética das palavras. “Réquiem p/ 1 rapaz triste” e “Todas as horas do fim” são resultados desta pesquisa que culmina em dois textos inéditos: “Anotações de um amor suburbano” e “O Rapaz + triste do mundo”. Todas as adaptações mesclam o universo do autor e suas referências pessoais ou títulos de seus contos.
Em “Réquiem p/ 1 rapaz triste”, Rodolfo Lima mergulha no universo feminino do autor, usando como base suas personagens femininas bem como suas referências literárias, entre elas Clarice Lispector, a maior influenciadora dos textos de Abreu. Temas como a morte, a perda do amor e o papel da mulher contemporânea são abordados por uma mulher solitária, que entre ironias, cigarros e desabafos divide com o público sua forma peculiar de decodificar o mundo ao seu redor. Aliam-se a estes estudos citações de Cecília Meireles, Lya Luft, Danuza Leão, Tennesse Willians, Cazuza, entre outros.
Já “Todas as horas do fim” resvala na relevância da Aids nas relações contemporâneas, bem como o relacionamento truncado entre mãe e filho. Livremente inspirado nos textos do autor intitulados “Linda, Uma história Horrível” (questão da doença e do relacionamento familiar), “Sem Ana Blues” (ação dramática) e em suas cartas, publicadas no livro “Cartas – Caio Fernando Abreu”, de Ítalo Moriconi. O monólogo contém ainda fragmentos e citações de John Cameron Mitchell, Sergio de Carvalho, Luis Alberto de Abreu e Hervé Guibert.
Serviço:
* Réquiem p/ 1 rapaz triste
Sábado às 20h30
De 12/04 a 03/05
Grátis
* Todas as horas do fim
Sábado às 19h
De 12/04 a 03/05
Grátis
CADOPO – Casa do Politécnico
Rua Afonso Pena, 272
(ao lado da Fatec, travessa da rua Rrês Rios)
Metrô Tiradentes – Bom Retiro
Ingressos 1 hora antes no próprio local
Informações: Aurea Karpor: 8337-5168
teatrodoindividuo@yahoo.com.br