ONGs norte-americanas do estado da Califórnia estão determinadas a levar para as urnas a questão do casamento gay e, assim, derrubar a Proposição 8, que proibiu a união entre pessoas do mesmo sexo.
Porém, os grupos perderam o apoio de uma das principais ONG locais. O coletivo Courage Campaign, que tem sede em Los Angeles, disse que atualmente o movimento não tem liderança e apoio financeiro para sair vitorioso no ano que vem. Para a ONG, o melhor é se reorganizar e se rearticular para 2012, porque acreditam que assim conseguirão apoio financeiro e político.
Mas um comitê já foi montado e ganhou o seguinte nome: Restore Equality 2010 (Restabelecer a Igualdade 2010). Em um comunicado de lançamento do comitê, os organizadores se inspiraram no ativista gay assassinado, Harvey Milk.
"Harvey Milk não ficaria esperando. Ele foi às ruas ano após ano. Iremos honrar a sua memória através do recolhimento de assinaturas para que os nossos direitos sejam restaurados em 2010. Não iremos ficar esperando, quando, segundo dizem, pode ser um tempo mais fácil", diz o comunicado do comitê.
Para que haja um novo referendo que revogue a Proposição 8, o Comitê Restabelecer a Igualdade 2010 precisa coletar 1 milhão de assinaturas.