in

Califórnia volta a proibir casamento gay

Conforme noticiado na manhã de hoje pelo site A Capa, a Califórnia, Estado onde 18 casais homossexuais registraram suas uniões civis, aprovou ontem a ‘Proposta 8, que volta a proibir o casamento gay.

Na tarde desta quarta-feira, com cerca de 95,8% dos votos apurados, a emenda passou por 52,1% contra 47,9%. O texto da Proposta defende a modificação da Constituição do Estado para definir o casamento apenas como a união entre homens e mulheres.

A aprovação do projeto revoga a decisão do Tribunal Superior de Justiça da Califórnia, que legalizou as uniões homossexuais em maio deste ano. Ontem, o estado Califórnia viu uma verdadeira corrida pelo casamento gay acontecer na prefeitura de São Francisco, segundo reportagem publicada hoje no jornal Folha de São Paulo.

As uniões realizadas até a data de ontem ainda têm validade legal, mas novos casais gays não terão mais o direito de registrarem suas uniões em cartórios e não irão mais dispor dos direitos adquiridos em função disso – como herança, pensão.

Mobilização

No último mês, o mundo assistiu a uma verdadeira mobilização a favor do casamento gay e contra a Proposta 8. Personalidades como Brad Pitt, Steven Spielberg e America Ferrera, a Betty, de "Uggly Betty", foram algumas das pessoas que se manifestaram simpatizantes aos direitos LGBTs.

O mais marcante dessa mobilização fica por conta do esforço e da aparição voluntária de artistas e empresários em prol de uma causa justa. Além de se mostrarem apoiadores da união entre homossexuais, famosos de todos os tipos doaram também dinheiro para as campanhas contrárias a Proposta 8.

Empresas como a Google e Apple, passando por Pepsi e New York Times, demonstraram também nos últimos trinta dias que dentro de seus ambientes corporativos há sim preocupação com o bem estar de seus funcionários e clientes. Até Arnold Schwarzenegger, governador do Estado, e sua esposa, foram obrigados a se manifestara sobre o tema. Ambos foram favoráveis a união. 

Infelizmente, esse apoio não se fez valer nas urnas, embora a diferença entre o sim e o não tenha sido algo em torno de 4%. Desde o mês de agosto, o "sim" à Proposta 8 vinha ganhando pontos nos levantamentos sobre o referendo. No entanto, esse crescimento é bem diferente da pesquisa divulgada ainda na última semana, que apresentava um cenário de  52% dos californianos favoráveis às uniões gays, enquanto 44% eram contrários.

Obama menciona gays em discurso de vitória

Médica lésbica deixará elenco de “Grey´s Anatomy”