Na última terça-feira (12/05), o projeto de lei que legaliza o casamento entre pessoas do mesmo sexo em Nova York foi aprovado pela Câmara de Representantes do estado. A medida recebeu 89 votos a favor e 52 contra. O próximo passo agora é obter a aprovação do Senado.
De autoria do governador democrata David Paterson, o projeto conta com o apoio do líder da maioria do Senado, Malcolm Smith, que se mostrou favorável ao PL. Porém, declarou que só vai apresentá-lo quando estiver seguro sobre sua aprovação.
A diretora de políticas públicas da organização Conselho para a Igualdade Familiar, Kara Suffredini, afirmou que não há momento melhor para que Nova York aprove a união entre homossexuais, e se torne mais um Estado americano a aprovar o casamento gay.
"Após os eventos em Iowa, Vermont, Maine, Connecticut e Massachusetts, o país está realmente dando um giro e nunca houve um melhor momento para que Estados como Nova York e Nova Jersey se somem a este grupo", disse à AFP.
Em contrapartida, a Organização Nacional pelo Matrimônio (NOM) disse que "em meio à pior crise econômica em várias gerações, não é o momento de ameaçar o casamento, e sim de trabalhar".
O Senado deve votar o projeto nas próximas semanas.