in

Câmara discute hoje “cura gay” com embate de Toni Reis e Silas Malafaia; você pode participar

Será realizada nessa terça (27) a partir das 14h30, a audiência pública para debater o tratamento psicológico da homossexualidade.

O que está em debate é o Projeto de Decreto Legislativo do deputado João Campos (PSDB – GO). O deputado quer suspender a resolução do Conselho Federal de Psicologia de 1999 que afirma ser ilegal a tentativa de cura e tratamento da homossexualidade.

João Campos quer derrubar a resolução, alegando que ela extrapola a competência da instituição e dessa forma dar autonomia para profissionais que queiram praticar a “cura gay”.

Na Câmara, o assunto já foi debatido em duas audiências públicas da Comissão de Seguridade, onde o projeto está sendo analisado. O relator é o deputado Roberto de Lucena (PV-SP).

Para essa nova audiência estarão presentes o pastor e deputado Silas Malafaia, líder da Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo; o presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, Toni Reis (ABLGBT); o presidente do Conselho Federal de Psicologia, Humberto Cota Verona; e a psicóloga Marisa Lobo.

Para o deputado Mandella (DEM-MS), que solicitou a audiência, o objetivo é ouvir os convidados e suas contrárias opiniões sobre o tema, para que os integrantes da comissão possam construir sua visão e votar no projeto. “Deve ser considerada a multidisciplinaridade do assunto, com seus aspectos científicos e sociais”, destacou.

Toni Reis, que já participou de outra audiência, é enfático em dizer que prometer a cura para o que não é considerado doença não passa de charlatanismo.

Mas, Toni terá de enfrentar dois concorrentes de peso no debate.  O ultra-homofóbico Silas Malafaia, que já discorreu inúmeros textos contra a comunidade gay, e a psicóloga Marisa Lobo, que defende o direito dos homossexuais procurarem um profissional para tratarem da sua orientação sexual. “A ciência ainda não tem entendimento do que é a homossexualidade. Não há pesquisa que comprove que a homossexualidade é genética”, diz Marisa.

Na última audiência, a representante do Conselho Federal de Psicologia Ana Paula Uziel colaborou com o discurso de Toni Reis e também afirmou que não é possível falar em tratamento ou cura da homossexualidade, justamente porque ela não pode ser considerada doença.

Você também pode participar da audiência enviando perguntas através do Portal E-Democracia. As perguntas serão encaminhadas ao presidente da mesa, durante a audiência, que se encarregará de fazer os questionamentos aos participantes.

“Encontro com Fátima Bernardes” debate homofobia com a presença do jogador Richarlyson; assista

Homossexual é morto a pedradas em Natal