Todo ano a Câmara dos Deputados Federais condecora pessoas que julga terem feito trabalhos efetivos à sociedade, trata-se da Medalha do Mérito Legislativo. Este ano, entre os homenageados, temos o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL-RJ), autor da CPI das Mílicias, que inspirou o personagem Diogo Fraga no longa "Tropa de Elite 2". Mas, dentre os 39 homenageados, está o pastor fundamentalista e homofóbico assumido, Silas Malafaia.
A homenagem ao pastor foi solicitada pelo deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA). Ao site Congresso em Foco, o deputado disse não estar preocupado com a polêmica em torno da homenagem e defendeu Malafaia. "O pastor tem um trabalho muito relevante para a sociedade cristã e toda a bancada cristã na Câmara aprovou sua indicação. Ele será muito bem recebido", declarou Lourival Mendes.
O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) se mostrou "escandalizado" com a homenagem. "Essa homenagem mais parece uma medalha do fundamentalismo cristão. Fico escandalizado que a Câmara possa conceder uma homenagem desse porte a pessoas que violam os direitos humanos, no caso, os direitos da população LGBT", protestou Wyllys.
As medalhas foram entregues na tarde de ontem (30).