Neste último fim de semana, a Secretaria de Estado da Mulher do Rio de Janeiro intensificou sua importante campanha “Não é Não! Respeite a decisão!” durante os vibrantes eventos de carnaval na cidade. No dia 8 de fevereiro de 2025, a ação foi destaque no Ensaios da Anitta, realizado na Marina da Glória, e no dia 9, no megabloco SeráQAbre?, que contou com a presença da famosa cantora Pabllo Vittar e atraiu milhares de foliões pelas ruas do Centro do Rio.
A campanha tem como objetivo reforçar a mensagem de respeito às mulheres, promovendo a conscientização sobre o combate ao assédio nos eventos públicos. Em locais de grande circulação, como banheiros e áreas de acesso, foram instalados cartazes informativos destacando os canais de ajuda disponíveis para as mulheres.
Durante o desfile do bloco SeráQAbre?, representantes da Secretaria da Mulher, juntamente com o Programa Rio Sem LGBTIfobia, aproveitaram a visibilidade do trio elétrico para disseminar a mensagem de respeito e proteção às mulheres, enfatizando a importância de que suas decisões sejam sempre respeitadas.
A campanha integra o Protocolo “Não é Não! Respeite a decisão”, uma iniciativa que visa implementar medidas práticas que garantam maior segurança às mulheres em eventos públicos e privados. Um dos recursos mais relevantes deste protocolo é o aplicativo Rede Mulher, que oferece funcionalidades essenciais, como:
– Acionar a Central 190 da Polícia Militar em situações de emergência;
– Registrar ocorrências online;
– Solicitar medidas protetivas;
– Consultar endereços de centros de atendimento para mulheres;
– Registrar “guardiões”, que são pessoas de confiança que podem ser alertadas em situações de risco.
Essa ação se torna ainda mais significativa em um contexto de crescente mobilização da comunidade LGBT e de defesa dos direitos das mulheres. O carnaval, que é uma das festas mais populares do Brasil, serve como um importante palco para a promoção de mensagens de respeito e igualdade, ressaltando a necessidade de um ambiente seguro e acolhedor para todos, independentemente de gênero ou orientação sexual.
Quer ficar por dentro de tudo que rola? Dá aquele follow no Insta do Acapa.com.br clicando aqui e cola com a gente nas notícias mais quentes