Estudo canadense publicado na edição deste mês da revista “Pediatrics and Child Health” mostra que a maioria dos adolescentes é consciente em relação à própria sexualidade, mas não quando se trata de doenças sexualmente transmissíveis.
O estudo revelou que 27% dos adolescentes são sexualmente ativos a partir dos 15 anos. Na última vez que tiveram uma relação sexual, 76% deles usaram camisinha. “Eles não sabem muito sobre as DSTs mais comuns e não sabem sobre as conseqüências delas”, disse o autor do estudo, Jean-Yves Frappier, chefe da Divisão de Medicina Adolescente do Centro de Saúde da Sainte-Justine University.
Ainda segundo o estudo, 5% dos adolescentes sexualmente ativos já foram contaminados por doenças sexualmente transmissíveis. 60% dos entrevistados não encontraram as informações que procuravam sobre sexo, e 62% deles disseram que há barreiras na busca pelas informações.
As entrevistas foram feitas on-line em outubro de 2005 com adolescentes com idades entre 14 e 17 anos. O estudo também mostrou que aos 17 anos, 45% dos adolescentes entrevistados são sexualmente ativos. Entre esses, 71% das meninas disseram que não estavam preparadas, contra 54% dos meninos.
Sobre a orientação sexual dos entrevistados, o estudo mostrou que 14% das meninas e 13% dos meninos são homossexuais, bissexuais ou têm dúvidas sobre sua sexualidade.