in

Canadá: astro do baseball entra em campo com pintura antigay no rosto

O cubano Yunel Escobar (foto), 29 anos, é desconhecido no Brasil, país que não tem tradição no baseball, mas, no Canadá é um dos astros do Blue Jays, de Toronto, um dos times mais famosos da liga do esporte no país.

Pois o astro protagonizou uma cena, no mínimo, polêmica, durante um jogo no último sábado, ao aparecer com uma pintura no rosto escrita, em um espanhol com algumas incorreções, "Tu ere maricon" (sic). "Maricón", em espanhol, pode ser traduzida como "veado", ou "faggot", no inglês.

Uma imagem mostrando a pintura foi tirada pelo internauta e fotógrafo James Greenhalgh, que a publicou no Flickr e gerou uma dor de cabeça para os relações públicas do Blue Jays.

Ontem, o time lançou um comunicado público dizendo que "não apoia discriminação de qualquer tipo nem tolera a mensagem exibida por Yunel Escobar durante o jogo de sábado". O clube também informou que investigará o incidente e que Escobar estará disponível para falar à mídia hoje, antes do jogo contra os Yankees em Nova York.

O incidente, porém, também possui alguns problemas, relacionados ao uso das línguas e tradução. "Maricón", informou a AOL e outros veículos, é uma palavra usada por jogadores latinos como um "insulto genérico" e não necessariamente se refere aos gays. Outros, porém, têm defendido que haja punição, devido ao fato de, não importa o uso, a palavra poder ser traduzida como "faggot" – em inglês, um enorme insulto contra gays.

Alguns fãs têm defendido que Escobar foi vítima de uma piada e que talvez não soubesse o que estava escrito na pintura, ao que outros respondem que, se fosse o caso, o técnico ou os colegas o teriam alertado.

A pintura usada por baixo dos olhos é, na verdade, uma massa que jogadores de baseball profissionais utilizam para reduzir o brilho do sol e aumentar a visibilidade. Alguns a têm personalizado o uso com mensagens ou logos dos times.

Escobar não jogou no domingo devido a estar com sintomas de gripe. Caso seja condenado na investigação, pode ser punido com multa ou suspensão. Vale lembrar que o Canadá é um país bem simpatizante, e a maioria da população aprova o casamento gay.
 

Britânico preso em Uganda por apresentar peça gay sai da cadeia mas pode pegar pena de 2 anos

Novo Crô? Mistério sobre o amante do personagem gay de “Gabriela” continua