in

Candidato à presidência, Zé Maria assina compromisso com LGBT e detona Marina e Dilma

Candidato Zé Maria assinou na noite de quarta-feira (3) um compromisso com o movimento social LGBT durante o "Desafio LGBT Eleições 2014", que ocorreu no vão-livre do Masp, em São Paulo.

+ "Homofóbico é enrustido", diz Luciana

De acordo com o candidato, o PSTU sempre esteve aliado com as demandas da população formada por gays, lésbicas, bissexuais e trans. Ao contrário de outros candidatos, que falam sobre a causa apenas para angariar votos.

"Nós sabemos que o kit que combatia homofobia nas escolas foi barrado pela bancada do PT. E agora a Dilma (Rousseff) vem falar que quer criminalizar a homofobia? Ela não tem moral", declarou.

Já sobre Marina Silva, Zé Maria disse que achou o posicionamento e recuo dela sobre os projetos para o público LGBT por si só contraditórios. "Eu não sei o que é pior: ela ter tirado os projetos do programa de governo ou ela ter colocado. Afinal, todos sabem, ela não tem nada a ver com as demandas da população LGBT".

Defensor do socialismo e da causa dos trabalhadores, o candidato disse que tem a consciência de que, "enquanto existir homofobia e transfobia, existirá a opressão". 

+ Aécio Neves diz ser a favor do casamento gay

Após o discurso, Zé Maria foi aplaudido pelos presentes, que entonaram o coro: "Eu sou puta, sou sapatão, sou travesti e luto contra a opressão".

O COMPROMISSO

O compromisso assinado por Zé Maria foi formulado pelo movimento social e tem, entre as propostas, o esforço político pela aprovação da lei que criminaliza a LGBTfobia, a aprovação da lei de identidade de gênero João Nery, defesa das diversidades sexuais na escola, facilitador do processo de adoção para casais LGBT.

O Desafio foi organizado por Bill Santos, candidato a deputado federal (PSOL) e Todd Tomorrow, candidato a deputado estadual (PSOL).

Participaram ainda a candidata à presidência Luciana Genro, a cartunista Laerte Coutinho, a transfeminista Daniela Andrade, o ativista trans Luiz Uchoa, e a Mãe Pela Igualdade Majú Giorgi. Presença aguardada, o candidato a deputado federal Jean Wyllys, que estava entre os confirmados, não conseguiu chegar a tempo.


Cerca de 500 pessoas compareceram ao evento

Com barriga tanquinho, dançarino posa todo sensual para revista gay vietnamita

Aos 95 anos, ator que deu vida ao gay “Seu Peru” comenta humor atual