in

Candidatos se comprometem a dar 30% das vagas de assessoria para pessoas trans

Candidatos a deputado federal e estadual participaram na tarde de domingo (7) de uma Roda de Conversa com travestis, mulheres transexuais e homens trans, na Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, em São Paulo.

+ Saiba o programa de governo dos presidenciáveis aos LGBT 

Após serem questionados pela ativista Midory Simbine se assinariam um documento para dar 30% das vagas para o grupo TT em suas assessorias, eles se comprometeram com a causa.

Apresentaram as propostas os candidatos a deputado estadual Cássio Rodrigo (PSDB), Thífany Félix (PSB), e os candidatos a deputado federal Bill Santos (PSOL), André Pomba (PV), Marcia Lima (PSB) e Maurício Moraes (PT).

"Mais que 30%, eu me comprometo a dar 50% para as travestis, mulheres transexuais e homens trans", afirmou Bill. "Não vejo problema em assinar o compromisso. Sempre tivemos a intenção de ampliar os espaços", defendeu Mauricio.

Cássio afirmou que, embora muitos gays sofram preconceito pela orientação sexual e não pela identidade de gênero, a questão do gênero também é presente na discriminação por homofobia. "Eu era a bibinha da classe e sofri muito por conta disso", frisou ele, garantindo não esquecer do grupo em seu mandato.

+ "Meu filho é gay, o que fazer?"; travesti responde

No encontro, eles ainda abordaram a educação – Tiffany afirmou que pretende dar cotas para travestis e transexuais – emprego, segurança e a Lei de Identidade de Gênero, conhecida como João Nery.

"É importante lutar pela lei, mas acho que ela não foi feita com audiência pública. Poderíamos ter homenageado alguma travesti ou mulher transexual que morreu pela causa, como Claudia Wonder e Brenda Lee", afirmou Pomba.

O encontro, que foi promovido pelo Fórum Paulista de Travestis e Transexuais, foi mediado pela ativista Fernanda Moraes e articulado também por Brunna Valin e Agatha Lima. Ele reuniu cerca de 50 pessoas.

Os candidatos a deputado federal Floriano Pesaro (PSDB), Paulo Teixeira (PT), Monique Top (PSOL), e a candidata a deputada estadual Bel Sá (PT) não puderam comparecer.

Veja fotos:


Candidatos com travestis, mulheres transexuais e homens trans


Grupo pôde fazer perguntas sobre a comunidade TT

Em cerimônia íntima, brasileiro se casa com príncipe italiano e passa a ter título de nobreza

Autora de Harry Potter se posiciona e rebate crítica de ex-fã homofóbica; saiba