A ideia da criação de uma seção denominada "cantinho gay" nas bibliotecas – voltada para a literatura que contempla a diversidade sexual e de gênero – causou a maior polêmica em Salvaterra de Magos, uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém.
+ Shopping barra Beijaço, após acusação de barrar e agredir LGBT
A proposta do vereador Luís Gómes, que teve a finalidade de dar visibilidade e incentivar obras com conteúdo LGBT, foi recusada pela maioria e gerou uma discussão calorosa na Câmara.
O presidente da Câmara, Hélder Esménio considerou que a proposta "não faz o menor sentido" e que "abriria um precedente na criação de seções para todos os gostos". Ele frisou que a proposta não deve passar.
Na ideia original, as bibliotecas abririam uma seção voltada para a comunidade LGBT e teriam uma placa que indicaria tais livros, assim como acontece em outros gêneros.
+ Top brasileiro exibe bumbum lindo e irresistível em editorial
Vale ressaltar que no Brasil, apesar de não ser frequente a seção LGBT, algumas livrarias já adotaram um espaço voltado para tais obras. A Livraria Cultura, localizada em São Paulo, é uma delas.