O estilista e militante Carlos Tufvesson (na foto, à esq., ao lado de Lucinha Araújo e Eduardo Paes) recebeu com surpresa ontem (23), durante a abertura da campanha "A Moda contra o HIV", no Palácio da Cidade, a indicação ao cargo de titular da nova Coordenadoria Especial de Assuntos da Diversidade Sexual (Ceads), da Prefeitura do Rio de Janeiro. O convite foi feito pelo próprio prefeito, Eduardo Paes (PMDB).
Para Tufvesson, o cargo vai ajudá-lo a ampliar sua atuação como militante dos direitos LGBT. "Acho muito importante a abertura desse espaço na Prefeitura", admite. "Precisávamos de uma coordenadoria que pudesse centralizar todos os projetos para a comunidade", acrescenta.
A nova coordenadoria, que deve iniciar seus trabalhos já no ano que vem, servirá de ponte entre os órgãos públicos e a comunidade LGBT. "O que eu quero é uma comunicação mais direta com os cidadãos do Rio de Janeiro. Desejo que os LGBT conheçam as leis que nós militantes lutamos para conquistar, como a lei 2475/96 [que pune administrativamente estabelecimentos comerciais e públicos que discriminarem pessoas por conta de sua orientação sexual]. O desconhecimento da lei faz com que ela não funcione", destaca Tufvesson, que conclui: "Precisamos conscientizar as pessoas para a importância dessas leis, porque só assim teremos nossos direitos garantidos."
Com o tema "Usar Camisinha está na Moda", segue até o próximo dia 3/12 a tradicional campanha "A Moda na Luta contra o HIV", criada por Carlos Tufvesson há nove anos.
Com o objetivo de auxiliar na visibilidade da prevenção ao HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, a campanha incentiva os comerciários do bairro de Ipanema a decorarem as vitrines de suas lojas com o laço vermelho, símbolo mundial da luta contra a Aids.
Este ano, as 20 lojas participantes disputam um concurso, que premiará a melhor vitrine com uma viagem a Nova York. Você também pode participar da campanha, adquirindo um kit que inclui uma necessaire ilustrada por Miguel Paiva com sua personagem Radical Chic, além de um par de sandálias Ipanema (foto), um folheto explicativo sobre o HIV e uma camisinha. O kit custa R$ 50, e todo o valor arrecado com a venda do produto será doado à Sociedade Viva Cazuza.
Para conhecer a relação das lojas participantes e saber mais sobre a campanha acesse www.amodanalutacontraohiv.org.br.