A 7ª Semana Acadêmica do Serviço Social, evento que seria promovido pela Faminas, teve que ser cancelado devido a um cartaz (foto) que insinuava um beijo entre duas mulheres.
De acordo com informações do “Terra Magazine”, a faculdade, localizada em Murié (MG), proibiu a utilização do material, fato esse que levou a coordenadora do curso de Serviço Social, Viviane Pereira, a cancelar o evento. Devido ao cancelamento, Viviane foi demitida da instituição.
“A faculdade se propõe a discutir a homossexualidade numa mesa, mas não se propõe a combater a homofobia de fato. É preconceituosa, e mais do que isso, como todo bom preconceito hoje, ainda é covarde, porque não assume de fato a posição que teve nos bastidores em relação a esse evento”, disse ao “Terra Magazine” o presidente do Movimento Gay de Minas (MGM), Marcos Trajano.
No cartaz, uma reprodução da capa da agenda 2010 do Conselho Federal de Serviço Social, aparecem, ainda, a imagem de um negro, um índio, um trabalhador sem-terra e um cadeirante.
A Faminas declarou em nota que as atividades culturais, de pesquisa e de extensão fomentadas pela instituição “se pautam no respeito à diversidade, na busca constante da diminuição das distâncias sociais.”
O evento será remarcado para o segundo semestre.