A partir de 20 de junho, o Cartel 011 recebe o trabalho do artista mexicano Carlos Radriguez. A exposição intitulada “O Jardim” conta com 10 quadros pintados a óleo, além de serigrafias inéditas que ficarão expostas no mural do espaço, localizado em Pinheiros. O trabalho, com curadoria e expografia de Bebel Abreu, é inspirado no quadro “O Jardim das Delícias Terrenas” pintado por Hieronymus Bosch em 1504.
Conhecido por abordar o erotismo e sexualidade LGBTQ em suas obras de forma irreverente e com corpos de homens fora do padrão, Carlos Radriguez traz sua exposição ao Brasil da maneira como enxerga o país: exuberante, livre e tropical. Para o artista é importante falar sobre o tema por conta do cenário atual: “Acho fundamental ocuparmos os espaços de narrativas com arte e mensagens de resistência e de amor, de empatia e beleza, de liberdade e respeito”. Radriguez, também justifica a escolha do erotismo como temática de suas obras “Um corpo nu também pode ser uma posição política e social e o impulso sexual também pode ser um gatilho para um trabalho criativo. Tocar estas questões também está tocando a censura, a vulnerabilidade e os preconceitos de uma sociedade que se assusta para reconhecer e aceitar o que é diferente”.
Durante a abertura da exposição, o artista fará uma live paiting para a finalização de um grande mural do Cartel011 que complementa a exposição. Este mural será executado em carvão e terá a mesma linguagem de desenho usada na publicação a ser apresentada, fazendo uma conexão entre o processo de trabalho e o resultado final da obra do artista, representada pelas pinturas e serigrafias.
Durante o período da exposição, haverá uma Pop Up Store para a venda de produtos como serigrafias (a partir de R$ 400,00), pôsters, pins, cuecas, além de uma camiseta exclusiva de uma collab com a Cartel 011 e o livro “O Jardim”, que são os estudos feitos para a exposição, porém trabalhados de outra maneira (traço e cor digital).
“Conheci o trabalho do Radriguez através de uma newsletter maravilhosa chamada NUsleDEr, de Rodrigo Turra, e foi amor à primeira vista – em pouco tempo começamos a conversar e logo começamos a publicar seu trabalho no Brasil. A conexão que ele faz com “O Jardim das Delícias Terrenas”, do pintor holandês Hieronymous Bosch, não poderia ser mais atual. Imagino qual será a reação das pessoas por aqui, mais de 500 anos depois”, declara a curadora Bebel Abreu.
No dia 22, véspera da Parada Gay de São Paulo (considerada a maior do mundo), Carlos Radriguez será o responsável por pintar a fachada da loja El Cabriton, na Rua Augusta, a partir das 14h.
Sobre o Cartel 011
Comemorando dez anos de existência em 2019, o Cartel 011 se consolida como um marketplace que é hot spot em cultura jovem e transborda energia e ideias, promovendo lançamentos de produtos, eventos musicais, arte e entretenimento. Com perfil inovador e progressivo desde sua abertura, o Cartel 011 permeia em seu universo artes, design, arquitetura, moda, fotografia, música e gastronomia.
Um ambiente multidisciplinar na cidade de São Paulo com negócios distintos coexistindo no mesmo lugar, o Cartel 011 transformou-se em uma marca que vai além de seu espaço físico, sendo reconhecido como uma plataforma de negócios que multiplicou seu formato original e expandiu sua visão criativa de mercado. Com network híbrido e diversificado, é uma plataforma polarizadora que mescla cultura local com a visão global e está em constante evolução.
SERVIÇO
Exposição “O Jardim”, de Carlos Radriguez (México)
Curadoria: Bebel Abreu
Abertura: 20/06/2019 das 19h às 23h/Término: 07/07/2019
Drinks de boas vindas: Carajillo Licor 43, Campari e Stella Artois. E Mezcal, claro.
Produção: Bebel Books e Mandacaru
Realização: Cartel 011
R. Artur de Azevedo, 517 – Pinheiros