Você beija tranquilamente o seu namorado, marido ou ficante em público? Pois muita gente LGBT evita a exposição e privam-se de se beijarem pelo receio de sofrerem preconceito.
+ OAB recolhe assinaturas para levar Estatuto da Diversidade ao Congresso
No Chile, o vídeo de uma campanha "Efeito Moral" tornou-se viral e mostra casais gays e lésbicas dando o primeiro beijo em público.
O desafio é básico: beijar o namorado em um lugar movimentado. Mas mostra o quanto ainda nos reprimimos e deixamos de amar por conta dos olhares alheios. Não importa a justificativa – medo, família, vergonha – é só um beijo, assim como qualquer beijo hétero, que se pipoca no trem, ônibus, metrô, rua, cinema…
+ A CAPA convoca leitores a mandarem recadinhos para Dilma Rousseff
O projeto foi encabeçado por Francesc Morales, que disse ter pensado na incongruência que casais gays mantem na sociedade. "Eles estão em casa de mãos dadas, mas a primeira coisa que fazem quando estão na rua é soltá-las. Situações como essa são diárias. Essa é uma chamada para as pessoas não se reprimirem", explicou.
O vídeo teve mais de 35 mil visitas na primeira semana, e foi gravado em lugares tradicionais de Santiago, como o Estádio Nacional e o Palácio da Moeda. A campanha levanta a segunda etapa e pede para que casais compartilhem seus beijos em redes sociais usando o rótulo #Lacallenoescloset.
Assista: