in

Casal de lésbicas representa Grupo Cabo Free em encontro

A empresária Mônica Figueiredo e sua companheira, a psicóloga Cláudia Alcântara, serão as representantes do Grupo Cabo Free no 4º Encontro de Lésbicas da Região Sudeste que acontece entre os dias 19 e 22 de junho, no Rio de Janeiro, e é promovido pelo Centro de Documentação e Informação Coisa de Mulher. O evento tem como objetivo reunir lideranças lésbicas para discutir e apontar estratégias que possibilitem a diminuição do preconceito e a mudança de atitudes discriminatórias contra lésbicas na nossa sociedade. Na programação estão previstas várias atividades como palestras, oficinas e eventos culturais.

O casal de Cabo Frio, Mônica (presidente do Conselho de Ética e coordenadora de oficinas do Centro de Referência) e Cláudia (membro do Conselho Consultivo e psicóloga voluntária do Centro de Referência) vivem juntas há 15 anos e em 1993 resolveram adotar um filho. Após enfrentar toda a burocracia, Cláudia obteve da justiça o direito de adotar o pequeno Patrick, mas ao constatar que o bebê, que havia sofrido todo tipo de maus tratos por parte de seus pais biológicos, tinha um irmão também abandonado pela família, as duas resolveram dar entrada novamente em toda a papelada para adotar os dois irmãos e assim construir uma família completa. Resultado: cada uma adotou um dos meninos que hoje têm entre 13 e 15 anos.

O 4º Encontro de Lésbicas é apoiado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Direitos Humanos e Ação Social, do Ministério da Cultura e Astraea Foundation, organização Internacional com sede em Nova York que tem como compromisso unificar entidades LGBT ao redor do mundo.

Lésbicas brasileiras se casarão na Califórnia em agosto

“O governo reconhece que somos mulheres de fato”, diz militante transexual Carla Machado