A empresária Mônica Figueiredo e sua companheira, a psicóloga Cláudia Alcântara, serão as representantes do Grupo Cabo Free no 4º Encontro de Lésbicas da Região Sudeste que acontece entre os dias 19 e 22 de junho, no Rio de Janeiro, e é promovido pelo Centro de Documentação e Informação Coisa de Mulher. O evento tem como objetivo reunir lideranças lésbicas para discutir e apontar estratégias que possibilitem a diminuição do preconceito e a mudança de atitudes discriminatórias contra lésbicas na nossa sociedade. Na programação estão previstas várias atividades como palestras, oficinas e eventos culturais.
O casal de Cabo Frio, Mônica (presidente do Conselho de Ética e coordenadora de oficinas do Centro de Referência) e Cláudia (membro do Conselho Consultivo e psicóloga voluntária do Centro de Referência) vivem juntas há 15 anos e em 1993 resolveram adotar um filho. Após enfrentar toda a burocracia, Cláudia obteve da justiça o direito de adotar o pequeno Patrick, mas ao constatar que o bebê, que havia sofrido todo tipo de maus tratos por parte de seus pais biológicos, tinha um irmão também abandonado pela família, as duas resolveram dar entrada novamente em toda a papelada para adotar os dois irmãos e assim construir uma família completa. Resultado: cada uma adotou um dos meninos que hoje têm entre 13 e 15 anos.
O 4º Encontro de Lésbicas é apoiado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Direitos Humanos e Ação Social, do Ministério da Cultura e Astraea Foundation, organização Internacional com sede em Nova York que tem como compromisso unificar entidades LGBT ao redor do mundo.