O casal Otávio Oliveira e Allan Rocha vai dizer "sim" na noite desta sexta-feira (23) em uma cerimônia tradicional na Igreja Católica Brasileira, em Alagoas. É o primeiro casal gay a se unir nesta igreja.
+ Participantes do BBB começam a destilar homofobia e transfobia
A cerimônia será realizada por Dom Fernando Pugliese, bispo chanceler da instituição. Ele alega ser uma "honra celebrar a união" e que ela mostra um gesto de humildade e de devoção a Deus.
"Nos sempre vimos nossos familiares se casando e, pela fé em Deus, também queríamos a benção para o nosso casamento. Conversamos com o bispo, ele disse que iria consultar a igreja e eles aceitaram o pedido. Sabíamos que essa igreja tinha uma abertura maior, mas ainda assim foi um desafio porque nunca havíamos visto outro casamento homoafetivo com benção católica no Brasil", afirma Oliveira ao G1.
Juntos há seis anos, o casal alega que a união aprovada pela igreja representa uma conquista para os LGBT. "Sempre fui militante da causa e queria que essa minha conquista se tornasse mais uma abertura de portas para os outros homossexuais. Meu desejo é que eles possam exercitar a fé, porque Deus é para todos. Espero que a classe se sinta mais encorajada".
+ Igreja promove mega Culto Gospel Gay no Teatro Anhembi Morumbi
Para o pastor, a igreja deve se adaptar às inovações da sociedade e que a decisão foi tomada conscientemente e sendo respeitada pela Igreja Católica Brasileira. "Qualquer coisa contrária a minha decisão, vou caracterizar como sendo ato homofóbico".