in

Casamento gay reduz estresse na terceira idade

Nova pesquisa garante: o reconhecimento legal de casamento entre pessoas do mesmo sexo pode reduzir medo e ansiedade em gays e lésbicas na melhor idade.

Publicada pela “Sexuality Research and Social Policy Journal”, a pesquisa descobriu que homens e mulheres homossexuais, que vivem em estados dos EUA que não reconhecem relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo, têm mais probabilidade de temer uma morte dolorida e de ter medo de discriminação no fim da vida por causa da sua orientação sexual.

Grandes níveis de estresse afetam casais e pessoas solteiras, reforçando a importância do reconhecimento das relações homossexuais. “A questão é que aqueles que residem em estados que não reconhece as relações ou não realizam casamento de homossexuais se sentem menos cuidados e precisam tomar medidas legais extras para se prepararem para os últimos anos de vida”, diz Brian deVries, professor de gerontologia e organizador do estudo.

O professor ainda declara que o não reconhecimento das relações homossexuais faz com que as pessoas se sintam cidadãos de segunda-classe e desenvolvam estresse associado com o status desagradável dado pela sociedade.

MS: Seminário sobre a visibilidade de lésbicas

Programa DST/Aids destina R$1 milhão para campanha de prevenção em paradas gays